Sábado de manhã, terminamos de arrumar as malas e tínhamos um táxi agendado para às 10h00, que iria nos levar apenas até o ponto de onde sai o Aerobus para o aeroporto. Mas ele veio com um papo de que ficaria mais barato se nos levasse direto, que ficaria cerca de 25 euros. Caímos no conto, por fim ficou 33! Ok, foi tranquilo, não tinha trânsito.

Não deu tempo de passear muito pelo aeroporto porque nosso portão de embarque, para variar, era um dos últimos naquele imenso corredor do T1.

O vôo foi bom, ao chegar em Madrid nós pegamos um táxi também (lá o valor é tabelado em 30 euros). Em 25 minutos já estávamos no apartamento em que ficaríamos hospedados.

Também reservei este pelo AirBnb. Como íamos ficar apenas 2 dias, eu estava dando preferência para hotéis, mas naquele final de semana teria a comemoração da beatificação de Álvaro del Portillo, então estava quase tudo esgotado.

O prédio era de 4 andares e não tinha elevador. O apto que alugamos era tipo um sótão, rsrs: um quarto com cama de casal com teto baixo; cozinha pequena com máquina de lavar, microondas, fogão e geladeira (tinha vários mantimentos que os inquilinos anteriores deixaram e o proprietário disse para usarmos a vontade =) inclusive cerveja); banheiro bem apertado com uma banheira; e a sala também com teto baixo, uma janela em cima, sofá e mesa de centro.

01_apto Madrid02_apto Madrid

Logo saímos para almoçar, não encontramos nenhum restaurante legal por perto então comemos em um mexicano fast food. Estávamos a apenas um quarteirão do metrô, porém não usamos transporte público nenhuma vez em Madrid, conseguimos fazer tudo a pé! A localização (ver aqui) que ficamos era ótima, apesar de rua ser um pouco fedida e por ser uma região central, às vezes deserta, nos sentíamos seguros.

Fomos andando até o Museo del Prado. Eu descobri que de sábado, a partir das 18h a entrada é grátis (mais um hehehe). Chegamos cerca de 20 minutos antes para ficar na fila, que pouco tempo depois já estava bem grande, mas depois que liberam a entrada flui rápido. É um museu enorme, com mais ou menos 4900 obras de arte e como o tempo era curto, vimos apenas as principais. Assim como a maioria dos grandes museus da Europa, lá também tem um mapinha e a marcação do que é mais famoso, seguimos esse roteiro! Vimos de Velazques a Rembrant e Goya.Museu-del-Prado-Madrid Museu-del-Prado-Madrid Museu-del-Prado-Madrid

De lá fomos andando pela Carrera de San Jeronimo, que é uma avenida com construções muito bonitas, passa pela praça da Corte – Congresso dos Deputados.

04_Consgreso Diputados Madrid

Depois subimos pela Calle de Alcalá, onde tem o lindo prédio do banco Metropolis Cia de Seguros.

04b_Metropolis Madrid

Até a praça Puerta del Sol, o marco zero da cidade, onde fica a estátua do urso madronho (El y el Madrono Orso – fotos no próximo post, quando a praça estava mais vazia), que simboliza a cidade e o avanço contra o poder do clero. Estava bem cheia de turistas, ali em volta tem muitos restaurantes, lojas de souvenirs e hotéis.

05_Puerta del Sol Madrid

Em direção a Plaza Mayor que era nosso próximo destino, paramos para comer no Museo del Jamón, é uma rede de restaurantes muuuito custo-benefício! Tem um balcão central onde os garçons (brutos) servem os lanches/petiscos e cerveja, está sempre muito lotado, ou pode-se optar por comer nas mesas que ficam no salão de cima, mas é mais caro! Então pedimos a cerveja que custava 0,70 euros e sempre vem acompanhada de alguma coisa para comer, sejam azeitonas, um croquete, lascas da jamón… Mas mesmo assim pedimos um bocadillo (lanche) de jamón, que é bem grande e custava somente 1 euro!!!

06_Museo del Jamon Madrid

Depois conhecemos então a Pl. Mayor, que é retangular, “fechada”, com prédios ao redor e muitos restaurantes. Seguimos para o La Latina, que é o bairro próximo onde tem muitos bares, mas era sábado a noite e estava tudo muito cheio, como estávamos bem cansados, resolvemos voltar para o apartamento (a pé também, porque era bem perto).

08_Madrid_La Latina

Nossa primeira impressão de Madrid, comparando com Barcelona, é que é uma cidade bem maior e mais lotada de turistas, talvez por ser de melhor fácil acesso (já que o principal aeroporto do país é lá), ser a capital e ter bastante história; supermercado e restaurantes são mais baratos, fizemos uma compra para nossos cafés da manhã de 2 dias, água, vinho e chocolate por apenas cerca de 10 euros, por exemplo; não é tão bonita (claro que é bonita, mas depois de passar mais de 20 dias em Barcelona que é uma cidade linda, Madrid não é tão atraente), perde principalmente no quesito arquitetura. Enfim, Madrid é São Paulo e Barcelona é o Rio.