Acordamos às 5h e fomos até o aeroporto, aquela saga toda, metrô trem, ônibus para o terminal. Chegamos super em cima da hora, mas eu já havia feito o check in online, e como é low coast, só levamos bagagem de mão. Fomos de Vuelling e como o avião já estava lotado, não cabia mais nada no bagageiro, eles despacharam a nossa mala maior, não havíamos entendido que iam fazer isso hahaha e aí eu fiquei morrendo de medo, porque estava o meu notebook lá, e já viram como tratam as malas, né.
Viajamos em assentos aleatórios, pois tinha que pagar 5 euros para poder escolher (e pra quem está pagando 29 euros na passagem, 5 euros é muita coisa, rsrsrs). O vôo durou apenas 30 minutos, o serviço de bordo é pago e o que eu mais gostei é que tinha trilha sonora durante o percurso e eram músicas indie. Ao desembarcarmos, graças a Deus meu notebook estava intacto, fomos ao estacionamento para pegar a van que levaria até a locadora de automóveis.
Aluguei pela Ok Rent a Car, pela internet, paguei super barato, 16 euros a diária. O único problema é que precisa pagar uma pequena taxa quando vai retirar o carro e deixar um “caução” do cartão de crédito de 600 euros (se optar por não pagar o seguro de pequenos danos, que era uns 15 euros por dia). Daí entragem carro, era um Nissan Micra (aqui é o March), e uma folha com um check list, para anotar todos os danos que o carro já tem. Anotei cada risco mínimo, manchas, tudo! Para não ter problema depois e me cobrarem os 600 euros. Eu já tinha lido sobre isso na internet, de gente que teve que pagar, hahaha mas como o valor do aluguel estava muito mais barato que as outras locadoras, resolvi arriscar. E no final não tivemos nenhum problema! O valor não foi creditado do meu cartão, conferiram e o carro estava todo em ordem.
Ali onde fica o aeroporto, é a cidade de Maó, que é a capital de Menorca. Menorca é uma ilha, (veja aqui o mapa de praias) que faz parte das Ilhas Baleares, é a menor delas. Fomos já de carro até o centro de Maó, procurar um posto de informações turísticas, para pegar mapas e dicas. Não resolveu muito nosso problema, porque a pessoa era antipática, então pesquisamos na internet pelo celular mesmo e resolvemos ir para as praias do norte neste primeiro dia.
Começamos pela Sa Mesquida, é bem bonita, grande e de fácil acesso. Basta descer uma rua a pé. Não ficamos por lá porque ainda não havíamos nos trocado. Apenas apreciamos a vista.
Seguimos até a Cala Cavalleria, linda (aliás, não teve nenhuma praia feia) com a água super azul! Estacionamos o carro, andamos um pouco e descemos uma escadaria. Lá de cima já avistamos pessoas completamente nuas, no canto, passando uma lama no corpo hahaha. Colocamos a canga na areia e ficamos por lá um tempo, dava para nadar e ver um monte de peixinhos. Muitas mulheres de topless e alguns nudistas nadando no mar hahaha Nessa praia não tem bar e nem ducha.
Depois Cala Morell. Essa é um pouco mais urbanizada, com água verde, bastante visibilidade, cercada por rochas e com casas, restaurante e marina. Esta também o acesso é bem fácil, tem escadas para descer. Ficamos por ali mergulhando, tinha bastante corais e peixinhos, Conrado até deu de cara com um pato nadando!
Por último fomos a La Vall, também de fácil acesso, apenas andamos um pouco mais que as outras anteriores. Esta estava mais cheia, acho que porque já era a tarde (dica, para não ficar em praia cheia tem que ir de manhã cedo). Ficamos um pouco curtindo aquele mar transparente.
A sorte que demos neste primeiro dia de Menorca, é que não estava ventando, então a visibilidade no mar estava muito boa!
O percurso que fizemos de praias, era com o intuito de ir já em direção ao hotel (que ficava praticamente do lado oposto da ilha). O hotel chama-se Blancala, e foi uma grande boa surpresa. Eu havia feito a reserva pelo Booking, paguei barato e parecia honesto, nada demais. Realmente chegando lá não tinha nada demais, eram 2 predinhos, com um monte de apartamentos, uma piscina no meio. Mas o melhor de tudo era a vista, dava para o mar, maravilhosa! E em um dos lados do hotel, que era onde ficava a Cala Blanca, era o paraíso, era tipo um buraco, com a água lindaaaa, super transparente e dava para ficar nadando e ver o pôr-do-sol. Falando um pouco mais do hotel, recomendo! São uns apartamentos completos, com cozinha, sala, quarto com cama grande, varanda, apenas o banheiro que tinha um Box pela metade e molhava tudo. Passamos o final da tarde ali por perto mesmo.
A noite fomos ao centro da Ciutadela, que é uma cidade ali perto. Tem um porto/marina, muito bonito, com bares e restaurantes em volta, comemos uns petiscos. Tinha um centrinho típico de cidade de praia, com lojinhas, feirinha, muito gostoso. Inclusive algumas lojas são tipo cavernas e vendem as típicas Abarcas, que são umas sapatilhas fabricadas em Menorca.
Para andar de carro por lá estava bem tranquilo, usávamos o Waze. A sinalização não é das melhores, estão confiávamos mais no GPS. As avenidas e estradas são muito boas, apesar do alerta do pessoal da locadora, vimos poucos radares e nenhuma blitz. As paisagens são bem variadas, as vezes pareciam fazendas, as vezes lugares bem rústicos e antigos, as vezes realmente parecia praia. E na verdade só eu dirigi, porque o Conrado esqueceu a CNH em Barcelona (a CNH brasileira é aceita na Espanha, não precisa de habilitação internacional).
É uma viagem tanto para quem gosta de história, de praia e de coisas rurais, porque tem inclusive passeios a cavalo e um monte de fazendas. Como ficamos apenas 3 dias, optamos por conhecer apenas as praias principais! Já quem quer ir para baladas, é melhor ir para Mallorca ou Ibiza!
Comments by taisgarcia