Tomamos café da manhã no apartamento, no dia anterior compramos coisas no mercadinho que ficava lá perto. E também montamos lanchinhos para levar para a praia, pois a maioria não tem venda de comida ou bebida. (como eu já sabia disso desde o Brasil, já levei na mala uma pequena bolsa térmica).

Neste dia fomos às praias do sul. Começamos pela Sa Macarella. Lá o estacionamento era cobrado, 5 euros, e ficava perto da praia, não precisava andar tanto. Chegamos bem cedo e ela estava bem vazia, tinha algumas pessoas acampando e inclusive tomando banho de mar pelados. Nesta praia tem um restaurante. O mar é bem azul, lindo, mas a visibilidade não estava tão boa quanto no dia anterior.  É uma praia pequena, rodeada por dois morros, para o lado direito tinha uma trilha, passava por umas ruínas e levava a alguma outra praia (mas não fomos). Estávamos nadando e o Conrado viu uma água-viva, rsrsrs, foi o momento de resolvermos pegar estrada novamente.

2_01_ Menorca Sa Macarella Baleares Spain2_02_ Menorca Macarella2_03_ Menorca Macarella Beach Rocas Ruinas Stones

A segunda parada foi em Cala Galdana. Essa é uma praia urbana, tipo uma cidadezinha, com hotéis, prédios, restaurantes, marina. Estava lotada de turistas ingleses. É uma praia boa para famílias com crianças ficarem hospedadas. Mesmo assim é linda, água azul e transparente. Nadamos nela, fomos até o fundo, mas não havia peixes e nem nada para ver. Aproveitamos que tinha uma boa estrutura e comemos em uma lanchonete. Achei o mantecal que é um doce típico espanhol! (minha vó e tia fazem, e esse foi o mais parecido com o delas que comi, encontrei em outro mercado depois, mas era diferente)

Menorca-Cala-Galdana 2_04_ Menorca Cala Galdana Crowd

Em seguida fomos à Cala Mitjana. O estacionamento fica bem próximo da estrada. E depois tem que percorrer a pé, um caminho de ladeira de cerca de 1 km. Mas é tranquilo, é uma rua asfaltada, que provavelmente, há um tempo atrás, era  permitida a circulação de carros, mas estão cada vez mais impedindo os carros de chegarem perto das praias, para manter a preservação. Por este caminho passamos por algumas coisas históricas, um poço, uns moedores, na verdade não me lembro mais direito,  mas sempre tinha uma placa explicando o que era. Esta praia, óbvio, também é linda. Estava cheia, muita gente jovem, do lado esquerdo tem um morro e dá para subir para ver a vista. A água é estilo caribe, em tons de branco, azul e verde! Também não conseguimos ver muitos animais no mar, poucos peixes e a visibilidade estava ficando ruim, começou a ventar bastante. E no fim também vimos uma pequena água viva preta.

2_05_ Menorca Cala Mitjana 2_05b_ Menorca Cala Mitjana 2_05c_ Menorca Cala Mitjana -Menorca-Cala-Mitjana -Menorca-Cala-Mitjana-Medusa-jellyfish

Próxima parada, San Tomás. Praia urbana também e grande, o mar estava muito mexido por causa do vento, apenas sentamos um pouco e saímos.

san-tomas-Menorca-Beach
Fomos até a San Bou. Antes de ir, li que era uma das melhores praias e então eu estava com uma grande expectativa. Mas depois de ter visto todas as outras praias, essa não tinha nada demais, rsrsrs. Também é uma praia grande e urbana, ventava muito e não deu para ficar muito tempo, porque também estávamos com fome e queríamos ir para a última praia do dia. Já era por volta das 17h. Comemos em um pub inglês, pois tinha muitos restaurantes ingleses e os poucos restaurantes espanhóis não estava mais servindo refeições aquela hora.

2_09_ Menorca San Bou

Por fim fomos a Cala en Porter. É uma praia pequena e fechada por dois paredões, o sol já estava se escondendo, então não aproveitamos muito. Mas é linda também! Ali as pessoas praticam esportes náuticos e eu queria ter feito SUP (Stand Up Paddle). Nos trocamos no carro mesmo e sem problemas, porque se alguém nos visse pelado, não iriam achar estranho! Hahaha

2_10_ Menorca Cala en Porter

Subimos de carro até a Cova D´en Xoroi. É um bar/balada que fica dentro de uma caverna, no alto do morro! Pagamos 12 euros para entrar, com 1 cerveja inclusa. É muito legal lá dentro, tinha um DJ, mas a balada mesmo só começa às 22h. Nós fomos por volta das 19h30 para ver o pôr-do-sol.  A vista é realmente linda e dá para acompanhar todo o processo do pôr-do-sol.

Menorca-Cova-d´en-xoroi-beach 2_12_ Menorca Cova d´en xoroi caverna sunset2_13_ Menorca Cova d´en xoroi caverna sunset2_14_ Menorca Cova d´en xoroi caverna sunset2_15_ Menorca Cova d´en xoroi caverna sunset2_16_ Menorca Cova d´en xoroi caverna sunset

A noite, no caminho de volta, paramos no centrinho de Alaior, que é uma cidade no meio da ilha, com cara de interior. Por ser domingo à noite, estava quase tudo fechado, paramos em um bar que ficava em uma pracinha. Comemos pintxos e crepe, experimentamos a Pomada, bebida típica de lá, feita com Gim, bem leve.