Quinta-feira! Saímos cedo para ir à Tower of London, que é um antigo castelo e fortaleza, logo que abrisse, às 09h00. A entrada custa 22 pounds e achamos que vale a pena, porque tem muita história lá dentro!

Tower-of-London-Londres Tower of London LondresTower-of-London-Londres

Primeiro entramos no museu de moedas, onde tem a história das moedas britânicas, como eram feitas, tem algumas interatividades.

Em seguida fizemos um tour guiado (gratuito) por um Yeoman Warder, que são os icônicos guardas da torre, também apelidados de Beefeaters, que antigamente protegiam os prisioneiros, as joias da coroa, a comida do rei e hoje orientam os turistas e protegem os corvos – lá vivem vários ravens (estão reformando e vão fazer um esquema bem legal para eles ficarem) e diz a lenda que se eles forem embora dali, a Torre e o reino cairão.

02b - Tower of London Yeoman Warder Beefeaters Londres

As pessoas reúnem-se próximo a entrada principal, um grupo bem grande, cem pessoas ou mais! E foi divertido, ele vai contando a história da Torre, o que acontecia lá, como funcionava. Ele era cômico e tinha um sotaque pesado, várias vezes eu não entendia hahaha.

Tower-of-London-Gate-River-Londres Tower-of-London-Londres Tower-of-London-Londres

Por 400 anos, reis e rainhas viveram lá e depois tornou-se apenas uma prisão. Com grandes muralhas, portões medievais, pátios, torres, palácio. Entramos em uma capela, com regras super rígidas, não podia entrar de chapéu, tirar fotos, usar celular e conversar. Terminou o tour depois de 45 minutos, o guarda pedia para não filmar ele, e se via alguém filmando, ele interrompia a explicação e fazia a pessoa passar vergonha hahaha. Na minha opinião se você não tem muito tempo para ficar lá, é melhor não participar do tour inteiro, porque ele passa apenas por uma parte pequena da Tower, que é bem grande. É legal pela experiência, ouvir alguma das coisas que eles contam e tals.

Seguimos para a White Tower, que fica bem no meio. Era o antigo castelo e hoje em dia tem exposições. Vários andares com muitos objetos medievais, espadas, armas, armaduras. No final descemos uma escada caracol bem estreita e passamos por uma loja de souvenirs.

Tower-of-London-White-Tower-Londres02ca - Tower of London White Tower Londres03a - Tower of London White Tower Londres 03 - Tower of London White Tower Londres

De lá fomos ver as Joias das Coroa – The Crown Jewels. Tinha uma grande fila para entrar, mas não demorou. Na verdade todo o passeio pelas salas das joias é feito em fila devagar, e não pode parar. Tem uma parte com filminhos sobre a realeza; exibição de cajados; na última sala tem todas as coroas de todos os reis e rainhas, inclusive a última da rainha Elizabeth II, onde andamos em esteiras rolantes, acho que por segurança e para ninguém realmente parar e ter aglomerações. É muita riqueza, todas as coroas são cheias de detalhes e pedras.

02f - Tower of London The Crown Jewels Londres Joias da CoroaTower-of-London-The-Crown-Jewels-Londres-Joias-da-Coroa

Caminhamos por cima das muralhas, que circundam a Tower. Tinha várias coisas ainda para ver em algumas torres, mas começamos a apressar o passo e fomos embora. O nosso passeio durou umas 3 horas e meia!

Tower-of-London-LondresTower-of-London-Londres
Em frente a Tower of London, tem a Tower Bridge sobre o rio Tâmisa. Linda!

Tower-Bridge-London-Londres 04c - Tower Bridge - London LondresTower-Bridge-London-Londres Tower-Bridge-London-Londres
Atravessamos a pé e depois fizemos a visita por dentro da ponte, na parte de cima – Tower Bridge Exhibition. Custa 9 pounds, pegamos um elevador, assistimos um filminho que conta a história da ponte e andamos pela plataforma lá no alto. Tem uma vista muito legal, tanto para o lado do centro, quando para o lado leste.

05 - Thames River Tower Bridge Shard - London Londres 05b - Thames River Tower Bridge - London Londres 05c - Thames River Tower Bridge - London Londres 05d - Thames River Tower Bridge Canary Wharf - London Londres

Algumas partes do chão são de vidro! É um passeio diferente, não é caro, e pouco visitado, sem filas, dava para andar sossegado e tirar fotos (ao contrário da maioria das outras atrações da cidade).

Glass-Floor-Tower-Bridge-London-Londres05g - Glass Floor Tower Bridge - London LondresGlass-Floor-Tower-Bridge-London-LondresTower-Bridge-Exhibition-London-Londres

No final passamos por salas de máquinas antigas, que contam como a ponte funcionava no começo, a elevação para os barcos passarem. E a saída é pela região do More London, um complexo empresarial moderno, bem ao lado do rio. Era horário de almoço e tinha bastante gente almoçando por ali, tem restaurantes, food trucks, cadeiras de praia! Depois disso, casa!

More-London-Riverside-Londres 06b - More London Riverside Londres

A noite eu fui andar pela Regent Street, que é aquela avenida bonita, cheia de grandes lojas que parece natal o ano inteiro hahaha fui especialmente para ir na Anthropologie, que tem vários andares,  vende roupas e coisas para casa. Dá vontade de morar lá dentro, de tão lindos que são os produtos, a decoração e o som ambiente.

07 - Anthropologie London

Segui pelo Mayfair, que é o bairro com lojas bem posh, tipo a Victoria Beckham (bairro posh spice hahaha), Hermes, Chanel, Dior, Louis Vuitton, etc. Fui subindo até a Oxford St, onde nós reles mortais podemos comprar! Lá só pra variar um pouco eu fui na Prymark. E fiquei esperando o Conrado, que tinha ido fazer outro curso na escola do Jaime Oliver.

Desta vez ele fez o de comida mexicana – Mexican Street Food – também havia feito a inscrição com desconto pelo site Time Out.

“Cheguei 20min após o horário marcado, pois confundi a hora com o curso de massa que eu já havia feito na terça. Só percebi quando vi todo mundo ao redor do balcão cortando cebolas, quando entrei na cozinha. Mesmo com o atraso, foi tranquilo acompanhar o restante da turma. O professor me colocou com minha dupla (quase todo curso lá é realizado em duplas) e comecei a preparar a massa das tortillas. O tema era Mexican Street Food: mini tortillas, roasted corn salsa, chipotle chicken, spinach and feta filling, guacamole (é claro!) e tomato salsa.

Minha dupla era uma italiana, que mora em Londres há 4 anos. Não lembro o nome dela, mas era muito simpática e já manjava muitos dos paranauês da cozinha (acho que é o sangue italiano), além de já ter vindo ao Brasil. 

O balcão de treinamento destinado ao curso é muito legal! Tem praticamente todos os utensílios de cozinha que você precisa em casa e um pouco mais. Foi fácil, por exemplo, criar as tortillas com “amassador de tortillas deles. =P

Este curso foi mais divertido que o outro. O professor gostava muito de conversar, a variedade de pratos até que foi grande e a turma toda interagiu mais do que no curso anterior. 

08 - jamie oliver recipease Mexican street food London Londres

Fiquei impressionado com o resultado dessas 2h de cozinha: todos os pratos estavam muito bons! Muito mesmo!”

Depois disso não deu tempo de irmos em muitas lojas, a maioria já estava fechada – por lá algumas ficam abertas até às 21h00 e outras até às 22h00. Como tinha um ônibus que passa ali na Oxford, o 390, que ia direto para casa, optamos por pegá-lo! Péssima escolha, devíamos ter feito baldeações e ido de metrô. Tinha muuuito trânsito.

09 - Oxford street london londres