Hoje foi o feriado La Mercè. Vários lugares estariam com portas abertas, então tentamos ir ao Palau Guell, mas tinha muita fila e desistimos =(
Experimentamos o famoso churros com xocolata no La Concha, no bairro Gótico – são pequenos churros para txutxar no chocolate quente. Pagamos apenas 2,50 euros e tínhamos visto antes por 6 euros nas Las Ramblas!
Andamos até a Pl St Jaume, onde aconteceria o baile dos gigantes (parecem uns bonecos de Olinda), vimos de perto só o começo quando elas entraram desfilando, pois depois começaram a diminuir a área de acesso do público. Os bonecos são como uma patrimônio para a cidade, são usados exatamente os mesmos há muitos anos. Tomam tanto cuidado que a noite teria uma outra apresentação com eles, mas como tinha previsão de chuva, cancelaram para não correrem o risco de serem danificados.
Várias outras apresentações musicais, castellers e outras coisas estavam acontecendo em vários pontos da cidade. Mas a viagem estava acabando e precisávamos ir nos lugares que ainda faltavam. Resolvemos ir ao Tibidabo então, é um parque de diversões longe do centro, bem no alto de um morro. De diversos pontos da cidade conseguimos ver a igreja que fica junto. Um dos jeitos mais fáceis de chegar lá, é pegar o ônibus que deixa bem na entrada, o ponto de partida é na Pç. Catalunia. (antes de planejar a ida ao parque, precisa checar o calendário no site deles, pois não é todo dia que as atrações estão funcionando). Por ser muito alto, 512 metros de altitude, quando chegamos lá estava com um pouco de neblina e bem frio (sendo que lá no centro de Barcelona estava sol e calor hehe).
Ao desembarcar do ônibus tem que percorrer um curto caminho até a entrada. Nós tentamos almoçar no restaurante que tinha lá, mas era muito ruim, comemos um lanche sem graça (dica: coma antes de ir ou leve algo). Tem a opção de pagar um valor para ir à vontade a qualquer uma das atrações ou pagar a parte cada uma do Cami del Cel (que são alguns brinquedos que ficam na parte de cima).
Os brinquedos são bem simples comparados aos grandes parques pelo mundo, mas vale a pena ir conhecer, principalmente por causa da paisagem e da história, tem atrações com mais de 100 anos. Compramos os ingressos avulsos para ir na Atalaia (inaugurada em 1912), que é uma torre que gira, muito legal e no avião (que é quase centenário – 1928 – réplica de um avião da época). É divertido, ele dá 3 voltas, é bem pequeno por dentro.
Tomamos um granizado em um copo de criança hahaha e logo fomos embora, acabaram sobrando 2 ingressos que nós demos para um casal que estava chegando.
A noite fomos comer no Blai Night de novo (aquele dos pintxos), depois paramos para tomar cerveja em um chino que tinha na mesma rua. A atendente chinesa era muito simpática, ela ficava trazendo umas porções de graça, de chips e semente de girassol – e a cerveja custava apenas 1 euro!
Depois fomos andando até a Av Reina Maria Cristina onde aconteceria a famosa queima de fogos – Piromusical de La Mercè. Estava muito cheio, estilo réveillon em Copacabana, ficamos bem atrás. Vejam abaixo o vídeo completo com 32 minutos que passou na TV:
É tanta gente indo embora depois, que fecham a estação de metrô e interditam um monte de ruas em volta. Então fomos a pé para casa.
Comments by taisgarcia