Acordamos bem cedo para ir a Zaragoza. Saímos às 6h e portanto não tomamos café. Estava escuro ainda e fomos andando até a estação Sants. Tinha muita gente voltando para casa borracha.

Na estação foi bem tranquilo e rápido para imprimir o bilhete na máquina (eu já tinha comprado desde o Brasil, pelo site da Renfe – assim como as companhias aéreas e companhias de trem europeias, você compra com antecedência e paga mais barato). Tomamos o café da manhã lá mesmo, com lanche, frutas e iogurte, 20 euros!!! Tudo que é dentro de rodoviária, ferroviária e aeroporto é mais caro, né?!

O trem que pegamos é da categoria AVE, tipo trem bala, o percurso foi bem rápido, cerca de 1 hora (são 300 e poucos km de distância). Estação em Zaragoza:

Estação de Trem em Zaragoza

Chegando na cidade pegamos o ônibus para o centro. Peguei várias dicas no Guia Zaragoza em um dia que eu comprei pelo site Passaporte BCN – aliás é um site ótimo para quem vai viajar para Barcelona. Ainda era cedo então tudo estava fechado. Conhecemos primeiro a igreja de San Pablo de fora.

 Ruas Zaragoza CalleRuas Zaragoza Calle

05 - Zaragoza Igreja Iglesa San Pablo Zaragoza Igreja Iglesa San Pablo

Depois fomos andando ao Palacio de la Aljafería – de origem muçulmana, foi tomada pelo rei de Aragon, que colocou estilo romano. É um imenso palácio, com características de fortaleza, com muitas salas por dentro.

 Zaragoza Palacio la Aljafería  Zaragoza Palacio la Aljafería  Zaragoza Palacio la Aljafería  Zaragoza Palacio la Aljafería  Zaragoza Palacio la Aljafería  Zaragoza Palacio la Aljafería
Voltamos ao centro histórico, desta vez de ônibus para otimizar o tempo. Visitamos o mercado central, é muito legal, conseguimos comprar Torrone bem barato, por 1,50 euros. Ao lado tomamos em um bar, um granizado com cerveja, que é tipo uma raspadinha de limão. Em frente subimos em uma torre e tivemos uma bonita visão da cidade, inclusive de ruínas romanas que estavam logo abaixo da torre.

zaragoza Muralhas romanas mercado central Granizado cerveza11 zaragoza Muralhas romanas Torreón de la Zuda

Depois andamos até o teatro romano, e no caminho passamos por aquelas típicas ruazinhas europeias, vimos muitas igrejas e em todas estava acontecendo algum casamento. O teatro é romano é legal, lembra um pouco o Coliseo de Roma, lá na verdade havia esse teatro milenar e por cima foram construídas várias coisas, depois de muuuitos anos, foram escavar aquela região e descobriram o teatro por baixo, então tentaram um tipo de restauração para preservar o que ainda tinha.

Zaragoza Teatro Romano

Por ali tem uma região de algumas ruas chamada El Tubo, fomos em um lugar que se dizia Taberna, tomamos uma cerveja local chamada Âmbar e comemos tapas de Anchovas e um croquete. Lá servem muitos croquetes, mas como não comemos fritura, apenas experimentamos =)

Zaragoza El Tubo Tapas Ambar

Depois fomos a uma das principais atrações da cidade que é a Basílica Nossa Senhora do Pilar, muito grande! Muitos detalhes por dentro e por fora. Subimos de elevador e de escada em uma torre que dá para ver todo o telhado da Basílica que é lindo e também uma boa parte da cidade, com o rio e a ponte famosa. Ela fica junto a duas lindas praças, Plaza del Pilar e Plaza de la Seo.

Zarzagoza - Basílica de Nuestra Señora del Pilar Plaza

Zarzagoza - Basílica de Nuestra Señora del Pilar Terraço Torre

Zaragoza Pontes Ponte de Peda

15 Zaragoza Plaza de la Seo

Andamos pela Ponte de Pedra, de onde tem uma vista maravilhosas da Basílica e do Rio também.

Zaragoza - Basílica Pilar Ponte Pedra

Antes de irmos embora, comemos tortilla em um boteco, pegamos o ônibus de volta à estação e por fim o trem.