Este foi o feriado em comemoração a Diada – Dia Nacional da Catalunya – relacionado à revolução de 1714. Por isso teve um monte de eventos pela cidade inteira.

15 - arc triunfo Independencia Barcelona Catalunya Diada

Aproveitaram a data para mobilizar a população em torno da causa separatista. O governo da Catalunya quer que a região torne-se um país independente, de acordo com um referendo que teve posteriormente em novembro (cerca de 80% votou sim). Mas o governo principal da Espanha, de Madrid, não quer aceitar o resultado do referendo como constitucional. Enfim!

Neste dia, 500 mil pessoas foram às ruas, vestindo camisetas, broches e bandeiras, pedindo a independência. A cidade estava inteira vermelha e amarela Um dos gritos de guerra era “Inda, Inda, Independênciá”. E teve uma grande passeata que percorreu um grande V do mapa, de Barcelona.

De manhã fomos ao Born, onde teve várias apresentações de Castellers, que são pirâmides humanas, é uma atividade artístico-cultural da região, existem vários grupos e competições. Fica uma galera embaixo na base, todos com uma faixa amarrada na cintura, para segurar a coluna vertebral ao fazerem força. Aí as pessoas vão subindo, e por último, no topo, sobe uma criança. Primeiro vimos um grupo de Castellers em uma pequena praça, por lá também passaram pessoas encenando atos da revolução.

03 - Castellers Diada Catalunya

Depois percorremos uma avenida, estavam vendendo cerveja, muita gente na rua. E em frente ao mercado do Born, subiram Castellers de 3 grupos diferentes, foi muito legal!

07 - Castellers Diada Catalunya Mercado El Born Castellers Diada 2014 Catalunya 04b - Castellers Diada Catalunya 04 - Castellers Diada Catalunya

O mercado El Born estava com jornada de portas abertas (em quase todos os feriados, os museus e outras atrações turísticas da prefeitura, têm entrada gratuita). Lá hoje em dia não é mais um mercado, são apenas ruínas.

08 Mercado Born Barcelona
Mercado El Born Barcelona Mercat

Conhecemos o Parc de la Ciutadella, que fica lá perto também. É um parque grande e muito bem cuidado. Dentro tem o Zoo (que nós somos contra a existência de zoológicos e aquários para entretenimento, então não visitamos), o prédio do Parlamento (que também estava com visita gratuita, mas não fomos, pois tinha muita fila), um pequeno lago para passeio em barco a remo (também tinha muita fila e depois não tivemos tempo para ir em outro dia, mas é bem pequeno). Tem uma fonte linda, com esculturas.

10 - Ciutadela pac Barcelona Fonte

Saindo do Parc tem o Arco do Triunfo e uma grande praça até ele. Lá aconteceram vários shows e tinha um monte de barracas vendendo coisas da Catalunia, desde produtos típicos, até souveniers, barracas de associações, entidades, ONGs, alimentos e bebidas. Era uma grande festa para o orgulho catalão. Bem abaixo do arco colocaram uma bandeira gigante. Estava tudo lotado de gente.

14 - arc triunfo arco triumph Barcelona Catalunya Diada 13 - arc triunfo arco triumph Barcelona Catalunya Diada arc-triunfo-arco-triumph-Barcelona-Catalunya-Diada

Fomos embora de ônibus, seguindo aplicativo (o aplicativo é maravilhoso – TMB, a geolocalização do celular mostra onde está, você digita onde quer ir e ele apresenta todas as opções de transporte público no momento. Como tinha várias ruas interditadas, ele automaticamente mostra apenas as linhas que estão circulando naquele dia e se teve mudança no trajeto). Geralmente preferimos ir embora de ônibus, por não ter que fazer baldeação e por irmos observando as coisas pela janela. Mas claro, dependia do tempo de trajeto e do trânsito.

Almoçamos no Clay, pois por ser feriado a maioria dos restaurantes estavam fechados, óbvio que os chineses todos estavam abertos. Ficamos trabalhando a tarde, afinal no Brasil não era feriado. E de tardezinha fomos comer Donuts no Travel&Cake, que ficava ali no L´Eixample mesmo, é um lugar fofo. Fomos voltando e já havia anoitecido, encontramos no meio do caminho o restaurante Paco Meralgo (entenderam o trocadilho do nome? Rsrs). Era chic e moderno ao mesmo tempo, com preço justo. Pedimos um vinho barato, um mix de ibéricos e batata bravíssima (bemmm apimentada). Tivemos um ótimo atendimento, gastamos os dois juntos 33 euros (uma das refeições mais caras que fizemos hahaah). Super recomendado para quem estiver pelo L´Eixample.